terça-feira, 26 de outubro de 2010

A EMPATIA

A empatia é a capacidade que conduz o indivíduo de se colocar no lugar do outro, a perceber o que se passa com ele pelas vias da sensibilidade. É sentir o que o outro está sentindo pelos canais não-verbais. É comum, por exemplo, as pessoas aceitarem mais o tom de voz, a irritação do outro ou suas expressões de paz do que as próprias palavras proferidas. Percebe-se, portanto, a exteriorização do que realmente está no interior do outro e não apenas em suas palavras. A empatia é isso: é o sentir o que o outro está sentindo.
A sensibilidade empática vem da própria alma, que estabelece as conexões mentais com o outro.
A base da empatia é a autoconsciência. Significa dizer que o conhecimento de nossas próprias emoções auxiliará a perceber as emoções e os sentimentos dos outros.
Observe os outros com olhos de bondade. Acompanhe seus gestos, sua voz e suas expressões corporais com pensamentos de bondade.
Tente entender o porquê de seus atos; eles refletem sua situação interior. Como você agiria no seu lugar? Tente vestir sua pele.
Seja interessado e amigo. Suas ações muitas vezes escondem as preocupações internas.
Habitue-se a ver com os olhos da alma, para que você possa ver o que a alma do outro está sentindo.
Então verá muito mais que as preocupações e os sentimentos negativos, você verá também a luz que habita no interior de cada ser humano, e assim também desenvolverá os sentimentos que acompanham a empatia que são: a compaixão, a compreensão, o perdão e o amor.

Grande beijo no coração de todos.
Cristiane Bueno
Psicoterapeuta e Terapeuta Floral
e-mail: cris.terapeuta@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário