domingo, 27 de novembro de 2016
ORIXÁS REGENTES EM 2017 NA UMBANDA: OXUM E OXOSSI
ORIXÁS REGENTES EM 2017 NA UMBANDA: OXUM E OXOSSI
INTRODUÇÃO
Você já ouviu a expressão "Orixá regente"? Trata-se dos orixás que vibrarão, que serão responsáveis por reger determinado tempo, período, casa, lugar, etc. Uma vez identificados os pólos vibratórios de regência, é possível investir em algumas previsões no campo amoroso, profissional, sentimental, econômico e afim. A Umbanda identifica a regência dos Orixás de forma diferente do Candomblé. No Candomblé, geralmente se recorre ao jogo de búzios e o resultado deve ser alafiado (confirmado). Já na Umbanda geralmente é trazida pela intuição de alguma casa, guia, mentor espiritual, etc.
Cada casa tem a sua doutrina, logo, não vá achando que um ou outro site é a verdade absoluta sobre a regência. Na dúvida, consulte o pai de santo da sua casa ou de sua confiança. Este texto se baseia na doutrina de Umbanda da Tenda Caboclo Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda (SP). O texto foi intuído pelo guia Sr. Tranca Rua das Almas com quem o pai da casa (Eduardo de Oxossi) trabalha. Respeitamos a doutrina alheia e contamos com o igual respeito, afinal, Umbanda é uma banda só.
"Previsão" não é uma batalha para ver quem é o pai ou mãe de santo mais isso ou mais aquilo. Previsões são frutos da intuição que nos são passado. Acredite na casa e nos guias que você confia e igualmente eles corresponderão a você. Boa leitura!
ORIXÁS PRECISAM VIR DE CASALZINHO?
Não. Para nossa casa, o Orixá que vai reger traduz a energia do trono que a humanidade mais necessita naquele ano, mais especificamente naquela casa. Nenhum pai de santo tem autoridade para traduzir o regente do mundo todo, aliás suas analises podem divergir ou alafiar.
Em 2014 a maioria das casas de Umbanda deu a previsão com Yansã e Xango (foi um ano de muito movimento, agitação, inicio de justiça, de plantar, de semear e ao mesmo tempo de "aprender a dançar na chuva", para muitos um ano bem complicado). Isso significa que devido a permissão de Oxalá, para estas casas, a regência destes Orixás estavam sendo necessitadas.
Para nossa casa 2015 foi o ano de Ogum, Exu e Yemanjá, um ano de batalha, de colher o que se plantou e embora um ano também complicado, terminou no colo e nos braços de Yemanjá, como se tivéssemos que ecoar muita coisa para voltar com força. Já 2016 regeu Oxalá, Yemanjá e Oxum onde muitas mudanças aconteceram no campo amoroso, religioso e familiar.
É um erro achar que a regência segue o padrão de "casalzinho", ou seja, Oxum só vem com Oxossi, Xango só com Yansã, Oxalá só com Yemanjá ou Ogum, enfim, a regência não é o casamento dos Orixás, mas a irradiação, a emanação de energia para quele determinado tempo, ano, mês, casa, jogo de buzio, médium, casa, terreiro, bairro, não, etc.
PODE HAVER REPETIÇÃO DE REGÊNCIA?
Na opinião dos dirigentes desta casa sim, porém há de haver uma justificativa muito plausível para isso acontecer. O Orixá não vem em terra para desfile, ele vem em terra para ajudar a evoluir os seres humanos na vibração daquele trono, ou seja, problemas de amor na vibração de Oxum, problemas da justiça na vibração de Xango e assim por diante (ao menos em uma leitura de Umbanda).
ORIXÁS REGENTES 2017: OXUM E OXOSSI
No campo da astrologia 2017 sofre forte influência de Vênus (planeta do amor), o que nos dá convicção da continuidade da atuação de Oxum 2016>2017. Com isso, Oxum inicia o ano atuando nas questões amorosas: união/rompimentos, gravidez/abortos, união/separação, fidelidade/traição, etc. Dizer que o Orixá rege uma vibração não pode ser sinônimo de atribuir a ele a culpa disso ou daquilo. Os seres humanos são protagonistas da sua vida e com isso, livres para emitirem o comportamento que quiserem, porém presos às consequências de suas ações.
Oxum vem atuar na auto - estima das pessoas, bem como, perca de peso/ganho de peso, rejuvenescimento/envelhecimento, na prosperidade, na independência e beleza feminina, nos aspectos de feminilidade, fertilidade (cuidado inclusive com gravidez indesejada ou não planejada), sedução, atração, vaidade, paixão, etc.
De paralelo, pode trazer presença de catiços como êres e pomba-giras. Os erês são linhas em evidência para atuar com a maternidade, desejo de engravidar, emprego, etc. Já as pomba giras atuarão com as paixões, fidelidade, traição, sedução, etc.
Oxum é a guardiã das cachoeiras e águas doces vai acentuar a vontade do ser humano de cuidar de si mesmo e com isso pode elevar aspectos negativos como o egoísmo, ciúmes, baixa - estima, paixões passageiras ("de verão", "de carnaval", outras), paixões que deixam um sentimento de vazio, solidão, oscilação de recursos financeiros, etc.
Oxum preza pela vida em sociedade, pode trazer escândalos (negativo) e valorização, humildade e caridade (positivo). Oxum é uma Orixá adepta do misticismo, conhecida como a única Yabá autorizada a fazer o jogo de búzios, a Orixá que enganou Exu, com isso pode acentuar a força de magias, aguçar a curiosidade, elevar a intuição, um ótimo ano para fazer magias.
Já Oxossi entra para atuar nas vibrações financeiras, na ampliação das ciências, do conhecimento, etc. Oxossi vai trazer forme de saber, fome de crescer, fome de conhecer, fome para termos energia e motivação para sair do lugar, aceitar as crises e lutar. Trará melhorias na econômica (Pib, inflação, etc), Oxossi é um Orixá totalmente racional, isso pode trazer frieza para tomada de decisões e tornar as pessoas um pouco mais materialistas e apegadas a bens materiais.
Empresas podem fazer reduções de pessoas ou investir em mais tecnologia para fazer o seu trabalho. Com esse casal junto, o lucro, a sede por dinheiro virá em primeiro lugar, a vontade de realizar, vontade de conquistar, vontade de acumular e construir virá de forma intensa. Por outro lado o mundo está separado em países desenvolvidos x países subdesenvolvidos. Dentro de cada país temos os ricos x pobres.
Aqueles que começam o ano com mais recurso financeiro tem e sempre terão certa vantagem competitiva. Oxossi trará inteligência, sabedoria, caminhos para que essas classes se movimentem. No ano passado Oxalá movimentou as pessoas na fé (pessoas mudaram de religião, ateu virou crente, crente virou ateu, etc). Com Oxossi a movimentação é de classe. Rico fica pobre, pobre fica rico, etc.
Parentes podem brigar entre si por divisão de bens, barganhas, chantagens, partilhas, etc. Oxossi também é o patrono da agricultura, esperamos que ele traga força e crescimento aos nosso produtores e com isso, movimente o PIB (Produto Interno Bruto) do país para positivo. Muito empregado querendo virar patrão e montar seu próprio negócio, ex-´patrões de empresas quebradas ou falidas voltando a ser empregados de carteira registrada, etc.
No campo das ciências, podemos aproveitar a energia de Oxossi para descobrir novas profissões, cura de doenças, avanços tecnológicos, mudar de emprego, reinventar a fonte de renda, etc. O Orixá da caça mantem os lares fartos de quem merece e seca aqueles que precisam ser corrigidos.
Por coincidência ou não ainda teremos algumas escolas de carnaval como "Acadêmicos de Abolição" que dedicará uma ala inteira a Oxossi trarão esse tema a tona. Para numerologia, o ano será regido pelo número 1 (2+0+1+7), esse número traz grande renovação, vitalidade, vontade e motivação (tudo haver com Oxossi e Oxum).
CONCLUSÃO
Seja na astrologia sob influência de vênus (Amor), da numerologia "1" (renovo, energia e vontade), da economia, da religião (algumas casas pesquisadas), parece que Oxossi e Oxum vem nos fornecer colheita destes últimos anos complicados envolvendo brigas, cobranças, correções e justiça.
Por outro lado, engana-se quem acha que será um ano tranquilo, pois Oxossi não dá o fruto de mão beijada, ele reconhece o esforço do agricultor que sabiamente arou a terra, plantou a semente, regou , adubou, cuidou e, portanto, merece a colheira. Já Oxum ao mesmo tempo que traz, leva.
Pessoas que não planejarem a fartura e as condições deste ano podem ter surpresas desagradáveis em 2018. Esse é um ano de organização, de colher mas não se esquecer de continuar plantando. É um ano de cuidarmos um pouco mais de nós mesmos, dos nossos relacionamentos, dos nossos bens materiais, da nossa estabilidade financeira, etc. Ótimo ano para parcelar dívidas e eliminá-las.
Oxossi também acentua a anergia de caboclos das matas e boiadeiros. Um bom ano para trabalhar o desenvolvimento mediúnico, estudar, desenvolver competências e habilidades. Oxossi traz coragem, iniciativa, força e vitalidade. Quem não tiver cabeça pode sofrer conseqüências negativas, pois a força pode ser para o bem e para o mau, o que conta é quem dirige o cavalo.
domingo, 6 de novembro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)