quarta-feira, 28 de julho de 2010

POLARIDADE ENERGÉTICA






A nossa energia pode apresentar três polaridades diferentes: positiva, negativa ou neutra. A energia de uma pessoa é algo particular, sendo identificada como positiva ou negativa para si mesma e devendo ser novamente identificada por cada pessoa, podendo ser avaliada de modo diferente para cada uma.

Assim, você pode ter energia positiva para você próprio e negativa para seu irmão ou vice-versa, ou positiva ou negativa para os dois. Se a sua energia é negativa para seu irmão, não significa obrigatoriamente que a dele também seja negativa para você.

Para se identificar qual o tipo de energia de uma pessoa, faz-se o teste pelo tato. Toque nesta pessoa e perceba que sensação lhe traz. Se for urna sensação gostosa, de atração, se sentir a pele quente, a energia é positiva para você. Se o toque causar uma certa repulsa de pele, se sentir um formigamento em sua mão ou se sentir a pele fria, a energia é negativa para você. Se você não sentir nada pelo toque ou pelo olhar, significa que a energia é neutra.

terça-feira, 27 de julho de 2010


“Ele me insultou, me feriu,
Me derrotou, robou-me a mim.”
Quem abrigar tais sentimentos,
Não poderá calar seu ódio.

“Ele me insultou, me feriu,
Me derrotou, robou-me a mim.”
Quem não guardar tais sentimentos,
Conseguirá calar seu ódio.

Jamais o ódio com o ódio
Em tempo algum aqui cessou.
Com a ausência dele cessará.
Trata-se de lei imutável.

As pessoas não querem ver
que todos se irão deste mundo.
Aquele que vê este fato
Cessa com toda desavença.

(Darmapada – A Doutrina Budista em Versos)
Porto Alegre: Ed. L&PM, 2009. pp.43,44 

domingo, 25 de julho de 2010



O Registro Akáshico é o registro individual de uma Alma desde o momento que deixa seu ponto de origem até que a ele regresse.

No momento em que tomamos a decisão de experenciar a vida, é formado um campo de energia com a finalidade de gravar todos os pensamentos, palavras, emoções e ações geradas por cada uma das experiências vividas. Esse campo de energia é denominado Registro Akáshico.

Akáshico porque está composto pelo Akasha, que é a substância energética da qual toda a vida está formada. AKASHA é uma palavra de origem sânscrita, que se utiliza para denominar um plano da consciência cósmica que atua como arquivo.

Registros, pois tem como objetivo gravar todas as experiências vividas.
"O Akasha, a Luz Astral, pode definir-se como a Alma Universal, a Matriz do Universo, o Mysterium Magnum do qual tudo quanto existe é nascido por separação ou diferenciação. É a causa da existència; por todo espaço infinito...é o espaço" (H.P. Blavatsky).

É uma parte da Mente Divina. É mencionado na Bíblia como “O Livro da Vida”..Os budistas se referem aos registros Akáshicos como "Memória da Natureza".

É uma das ferramentas mais poderosas disponíveis no Planeta para nos ajudar a recordar a nossa condição de Unidade Divina. Quando nos ascendemos à energia dos Registros Akáshicos, abrimos um canal à comunicação direta com nossos Mestres e Anjos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

"O homem que não consegue ver Deus no semelhante, não precisa procurar mais"
Mahatma Gandhi

Oxalá nos ampare, guie, proteja e abençoe.
Alexandre Cumino .’.

segunda-feira, 19 de julho de 2010


O Manto do Amor...
Por: Rubia Americano Dantés - rubia.americano@terra.com.br


Uma das coisas mais difíceis do aprendizado é o desapegar-se... deixar ir o que passou... Às vezes, abandonar as coisas que nos trouxeram felicidade e bênçãos é ainda mais difícil porque a gente nem se lembra que precisa se desapegar delas... para poder viver o presente... e poder receber o novo...

Mas... se não soltamos o que foi bom, ocupamos o espaço do que pode ser ainda melhor...

Recentemente me vi passando por uma mudança muito grande que marcava o final de um ciclo e o início de outro... e sinais muito claros me mostravam que um trabalho que foi muito bonito tinha cumprido seu propósito, e que eu precisaria deixar ir para que o novo se manifestasse.

Não foi fácil porque esse tempo foi muito encantado... mas, entre muitos outros sinais, um dia tive um sonho onde eu vi que algo que simbolizava esse trabalho estava se despedindo de mim e indo embora... me deixando dois envelopes de presente... um com dinheiro e outro com cheques de viagem... Eu chorei muito no sonho, mas entendi que o ciclo estava se fechando... e me deixando sinais de abundância...

Acordei e entreguei completamente ao Grande Mistério, para que se cumprisse a Vontade Dele...
Existe um ponto onde sabemos que precisamos deixar ir... mas ainda não vislumbramos o que virá... e nessa hora é preciso confiar... Entendi que o trabalho que estava se fechando tinha sido de muita liberação e que realmente tinha cumprido seu papel, e que agora precisava me despegar...
E assim fiz... Dei um ponto final àquela vivência e me coloquei disponível para o que fosse meu propósito Divino Aqui e Agora... Naqueles dias não sabia o que viria, e nem se viria... mas tinha certeza que não seria eu quem iria determinar os novos caminhos... e sim o Grande Mistério...

Quando parei de resistir... recebi uma nova inspiração e o novo trabalho chegou ainda mais encantado e com uma sincronicidade que me mostrou que realmente posso confiar.

O Trabalho que cumpriu seu ciclo foi o “Manto do Casamento”... e o novo que chegou foi “O Manto do Amor”.

Seja como o Sândalo,
Que perfuma o machado que o corta.
Sabedoria Popular Indiana

Oxalá nos ampare, guie, proteja e abençoe.
Alexandre Cumino .’.

domingo, 18 de julho de 2010

ALGUNS ERROS DE DIVERSOS TERREIROS



Como em toda família ou sociedade, estamos propensos a cometer erros. Não é só de acertos e harmonia que vivem os terreiros de Umbanda, existem erros que são praticados por alguns pais e filhos-de-santo. Sob um olhar critico, resolvemos relacionar os mais comuns e esperamos que os que lerem esse tópico concordem conosco. Esses erros tendem a gerar uma vibração negativa, vindo a desestabilizar o foco de equilíbrio:
Dar guarida a fofoca e comentários malediscentes. Lembrem-se que o ciúme é um dos maiores venenos que a pessoa pode ter;
Uso indevido de determinados elementos em determinados rituais e/ou uso de elementos estranhos ao ritual do culto;
Exploração financeira contra filhos da casa e/ou freqüentadores. A Umbanda não cobra qualquer incentivo financeiro ou material sobre seus trabalhos. Na Umbanda não se pratica a Lei de Salva, ou seja, não se paga por qualquer tipo de trabalho espiritual que venha a ser realizado;
Mau cumprimento dos preceitos pelos membros da casa;
Conduta imprópria ou desrespeitosa de membros da casa;
Atividades não relacionadas ao culto dentro do mesmo ambiente da casa;


RELIGIÃO UMBANDA

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)

Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são

Poucos são os Terreiros de Umbanda que têm conhecimento e fazem uso do azeite de oliva consagrado em suas giras assistenciais ou mesmo para a própria corrente mediúnica. Menor ainda é o número de médiuns e até de dirigentes que entendem o que este azeite representa e porquê ele é utilizado. Pensando nisso resolvi falar um pouquinho para vocês hoje sobre a representação do azeite de oliva e sobre sua utilização na Umbanda. Vamos lá ?
Várias lendas narram o nascimento da oliveira. Uma diz ser ela o resultado de uma disputa entre Poseidon (Deus do Mar) e Atena (Deusa da Sabedoria) por um pedaço de terra . Nessa disputa Poseidon fez nascer o mar quando usou a força de seu tridente numa rocha. Atena, por sua vez, fez brotar a oliveira da terra e, por isso mesmo, foi a vencedora da contenda, segundo Zeus, assim ganhando a posse da terra. Daí em diante os frutos dessa árvore serviriam de alimento e deles seria extraído um óleo sagrado que alimentaria e fortificaria o homem aliviando  suas dores e  suas feridas. Outra lenda, contada pelos hebreus, narra que a oliveira nasceu no vale de Hebron quando Adão fez 930 anos e, pressentindo a sua morte, lembrou que o Senhor lhe havia prometido o “óleo da misericórdia”. Então um querubim enviou-lhe a semente de oliveira que germinou em sua boca após a sua morte.
A Bíblia tem muitas referências aos usos religiosos da oliveira e do óleo de oliva. A pomba que foi enviada por Noé e retornou com um ramo de oliveira indicando a proximidade de terra, no Livro do Gênesis,

segunda-feira, 12 de julho de 2010



“A minha fé mais profunda é de que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor.”
“A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável.”
“Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.”
“O único tirano que aceito nesse mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim.”
“Para mim, as diferentes religiões são lindas flores provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras.”
“É ocioso pensar sobre o justo e o injusto, o certo e o errado e os feitos passados. O útil é

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RAMATÍS - O MESTRE DA LUZ UNIVERSAL

 

Ramatís, ou Swami Rama-Tys, é uma presença polêmica no mundo espírita, com obras psicografadas que abrangem inúmeros aspectos das atividades espirituais. Os textos vão desde fatos da vida de Cristo à bomba atômica e se constituem em uma leitura que revela um caminho de luz acessível a todos.

- Alex Alprim -
Para conhecermos melhor a história de Ramatís, precisamos retroceder até o século 11, na região que viria a ser conhecida como Indochina, e que na época era dominada pelo império chinês. Do amor entre um hindu e uma chinesa, nasceu uma criança que iria se tornar um grande ser de luz. Tinha cabelos negros, pele cor de cobre e olhos castanho-escuros, iluminados.

Pouco se sabe de sua infância. Alguns parcos registros relatam que desde tenra idade ele possuía grande sabedoria, uma vez que já a carregava há várias encarnações. Ele iria estimular as almas a conhecer a "Verdade".

A criança cresceu e se tornou um verdadeiro guru, ingressando em um dos muitos santuários iniciáticos da Índia. Entretanto, em encarnações anteriores, diz-se que ele já tinha sido o grande matemático e filósofo Pitágoras (cerca de 570 - 496 a.C.) , bem como Filon de Alexandria (cerca de 30 a.C. - 40 d.C.), um filósofo judeu responsável pela famosa Biblioteca de Alexandria. Nesse mesmo período, ele desfrutou da companhia inesquecível do mestre Jesus Cristo. Encarnou igualmente como Koot-Humi, um dos mentores de Helena Petrovna Blavatsky (1831 - 1891), a fundadora da Sociedade Teosófica.

domingo, 4 de julho de 2010


PELA TERRA E SEU GLORIOSO PORVIR



MENSAGEM DE SANAT KUMARA

Súmula da Reunião do Conselho do Carma


Luz na Terra! Luz em vós!

Em manifestação do meu EU SOU SANAT KUMARA, aqui me faço presente, na esfera de irradiação do campo búdico deste canal preparado milenarmente, e na faixa freqüencial deste astral planetário, nesta madrugada subseqüente ao nosso inesquecível encontro intergaláctico, pela causa do glorioso porvir de vosso planeta, para expandir, dos raios de amor de minha mente cósmica manifestada, aos vossos corações terrenos, as decisões e estratégias traçadas para os rumos sagrados da nova civilização terráquea.

Em equipe espiritual, rompendo as redomas da noite escura dos milênios atravessados por este corpo sideral, em direção ao novo reinado da luz perene da Divindade, sobre os portais de redenção planetária, debruçamo-nos todos nós, de muitas constelações e sóis de amparo interdimensional, sobre as questões mais relevantes do momento cósmico pelo qual a humanidade ora se contorce.

Raramente houve Conselho dos Senhores do Carma tão extremamente primoroso! Jamais houve intento igual, sobre a vida futura deste embrião de esperanças, orbitando, pela vontade Divina, nos círculos estupendos de gravitação das moradas desta Via Láctea.

Algo semelhante somente se deu na alvorada primeva deste orbe em

sexta-feira, 2 de julho de 2010



“DO QUE A UMBANDA PRECISA?”

Por Rodrigo Queiroz

Dia destes, ao final de uma gira de desenvolvimento mediúnico, manifestou-se Pai João de Angola, o Preto Velho regente da casa.

Como de costume, acendeu seu cachimbo, cumprimentou os presentes e chamou todos para bem perto dele e após se acomodarem ele pediu que todos respondessem uma pergunta simples:

“ – Do que a Umbanda precisa?”

E assim um a um foram respondendo:

“- Mais união...”

“ – Mais estudo...”

“ – Mais divulgação...”

“ – Mais respeito...”

“ – Mais reconhecimento...”

Mais, mais e mais...

Após todos manifestarem suas opiniões, Pai João sorriu e disparou:

 

Falanges dos Exus              



Linha das Almas
São os que vivem onde tem almas, ou seja, na calunga, e existem várias Calungas. Calunga grande (Mar), Calunga (Cemitério), Calunga das Matas (Matas). Em cada área específica existem Exus responsáveis e cada Exu com seu exército ou falange.
Exu Pimenta pertence a linha das almas e vive na calunga das matas, onde socorre as almas que vagam levando-as à luz, se merecedora ou fica com ele, ou outros exus, onde a alma é reeducada sempre visando levá-la à luz.
Existe a Pomba-Gira Rainha dos 7 Cruzeiros da Calunga Grande, que vive no mar, fazendo o mesmo papel do Exu Pimenta.
Assim como o Exu 7 Cruzes, 7 Covas, 7 Catacumbas, que vivem no Cemitério e fazem o mesmo papel.
Todos os Exus dessa linha trabalham com velas brancas, pretas e brancas, amarelas e pretas e guias da mesma cor.
Linha das Encruzilhadas
Destina-se a linha da rua, ou seja, o povo da rua responsável por todos os caminhos, o